Já fui 8x para o estado e não é novidade para quem me acompanha há muitos anos no Instagram, que Alagoas tem um lugar especial no meu coração. E isso se deve por vários motivos: a começar pela beleza das suas praias , por ter a orla mais linda desse Brasil, mar verde, piscininha e quentinho.
Além disso, os alagoanos são muito hospitaleiros, é um estado que sempre sou muito bem recebida, com excelentes pousadas de charme pé na areia e outras com vistas muito UAUUU.
Acho que já te convencí né? Hahahaha
Encontre nesse post todas as dicas de Alagoas, as melhores hospedagens por região, guia de praias, onde comer e roteiros ideais para sua viagem de férias.
Como chegar em Alagoas?
Além de tudo que mencionei acima, Alagoas tem uma característica especial: a maioria das suas praias, você pode chegar tanto por Maceió, que é sua capital, quanto por Recife.
Isso é ótimo, pois você tem a oportunidade de pesquisar passagens aéreas por ambos os aeroportos.
// Como locomover
Eu amo explorar o Nordeste com carro alugado. Sempre alugo com antecedência pelo site da RENTCARS, que é o maior portal de locação de carros no mundo e já retiro logo no aeroporto.
A RENTCARS faz cotação nas maiores locadoras do mercado e sempre possui os melhores preços.
Estar no Nordeste de carro é muito prático e te dá a liberdade de visitar mais de uma praia no mesmo dia e deslocar para restaurantes.
Caso você não queira dirigir nas férias ou não abre mão de tomar aquela cervejinha no Nordeste (muito justo rsrs), recomendo muito os serviços da Luck Receptivo, uma agência especializada em traslados e passeios em todo o Nordeste.
// Quando ir
Alagoas deve ser evitada nos meses de inverno, onde a tendência de chuva é maior. Na grande maioria das vezes, as chuvas por lá são bem passageiras, mas melhor não arriscar. Eu não gosto de viajar na altíssima temporada do verão, pois é tudo muito mais cheio e mais caro, então meus meses preferidos são Março e Abril ou de Setembro à Novembro.
// O que fazer
Uma viagem para Alagoas basicamente se resume em curtir um bom hotel, tomar banho de mar, fazer passeio para as piscinas naturais, caminhar pela praia no nascer e pôr do sol, andar de quadriciclo ou buggy e comer muito cuscuz e tapioca =). Na minha opinião, se você escolher em um bom hotel, já 80% do sucesso na viagem. Sua única preocupação será retocar o protetor solar à cada 2 horas, pois o sol é de lascar =)
Dica importante: para aproveitar os passeios nas piscinas naturais, veja como está a tábua de marés, pois isso afetará totalmente na qualidade da visibilidade da água. Você pode pesquisar na internet ou no próprio hotel. Tem dias que a maré baixa é às 5h da manhã, outros ao longo do dia ou no fim da tarde. Não é programado, por isso pesquise no primeiro dia da viagem e já programe os passeios.
// As praias de Alagoas:
Maceió é sua capital e porta de entrada para a maioria dos turistas. Eu, particularmente, prefiro explorar o interior do Nordeste. Mas se você ainda não conhece, vale à pena passar 2 noites por lá para conhecer suas principais praias:
– Praia da Pajuçara:
Uma praia linda, água verdinha e onde tem o tradicional passeio de jangada para as piscinas naturais. É aqui também que acontece uma feirinha de artesanato diariamente e onde tem a maior concentração de bons hotéis, restaurantes e praias com estrutura para locação de cadeiras e guarda-sol.
Uma opção bem procurada aqui para passar o dia é o Beach Club Lopana.
– Praia da Ponta Verde:
Vizinha de Pajuçara, é uma praia mais residencial e menos turística, mas também tem bons hotéis.
– Praia Jatiúca
De todas as 3, essa é a menos frequentada. Ela fica mais afastada do pólo comercial e tem ondas mais fortes.
Onde hospedar em Maceió:
Hotel Ponta Verde Maceió
Meridiano Hotel
Ritz Lagoa da Anta
Flor de Lis Exclusive Hotel
Restaurantes em Maceió:
Não tive tempo de explorar tantos os restaurantes, mas um que é muito recomendado é o italiano Maria Antonieta.
// Explorando as praias do interior
O litoral de Alagoas pode ser dividido em: Maceió, Litoral Sul e Litoral Norte. Recomendo dividir sua viagem em 2 momentos: uma para conhecer Maceió e Litoral Norte e outra para conhecer apenas o Litoral Sul (que é o mais charmoso, na minha opinião e com água azul turquesa).
Existem inúmeras praias nesse trecho, mas vou listar aqui apenas as que conhecí ok?
// Praias do Litoral Sul
Na ordem partindo de Maceió: Praia do Francês, Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Coruripe e Foz do Rio São Francisco.
– Praia do Francês
É a praia mais próxima de Maceió (apenas 20km), por isso é a mais cheia. Para conhecê-la, recomendo chegar bem cedo para encontrar uma boa vaga de estacionamento. A parte direita da praia costuma ser um pouco mais vazia. Não é o tipo de praia que eu curto (muita estrutura, disputa por melhor música na caixinha de som individual, etc rsrs). Vale dar uma passada para conhecer e seguir viagem para a Barra de São Miguel.
– Praia Barra de São Miguel
Distante há apenas 11KM da praia do Francês, esta é a praia que mais gosto no Litoral Sul. É também uma praia com maior movimentação de turistas, mas tem um trecho aqui muito gostoso onde fica o Praêro Beach Club que eu gosto muito. Ele tem uma infraestrutura bem bacana, comida é boa e o trecho de praia alí é uma delícia. Tem uma imensa barreira de corais que formam piscinas bem na orla (aquele tipo de mar que eu amo: calmo, sem onda e água quente).
Dica de hospedagem: Gungaporanga Hotel
Sempre tive o sonho de conhecer o Gungaporanga, um dos hotéis mais clássicos de Alagoas e que tem uma vista incrível por estar localizado no alto das falésias. E por segurança (por ser bemmm alto), o hotel só recebe hóspedes à partir de 14 anos.
O Gungaporanga é um hotel boutique, romântico e todos os quartos têm vista para o mar, um café da manhã delicioso, que pode ser servido também na varanda do seu quarto e oferece diversas experiências românticas para os casais.
Ele não é pé na areia, então para acessar a praia é necessário um carro (apenas 5 minutinhos).
Hóspedes do hotel têm direito a frequentar o Praêro Beach Club, achamos isso bem legal, pois caso contrário, você teria que pagar um valor à parte para passar o dia lá.
Para reservar o Gungaporanga, clica aqui.
O Kenoa, um dos hotéis mais luxuosos do Brasil também fica nessa praia. Não chegamos a conhecer, mas ele é muito renomado, com vários selos de hotelaria, inclusive faz parte do portfólio da Design Hotéis.
Para reservar o Kenoa, clica aqui
– Praia do Gunga:
Coladinha na Praia da Barra de São Miguel, a praia do Gunga é uma das mais famosas do Brasil, não pela sua praia em si (que também é muito explorada turisticamente), mas pelo seu mirante, de onde você pode avistar uma enorme fazenda de coqueiros beira mar.
Dois passeios muito explorados por aqui é o de buggy que vai até nas falésias (nós não fizemos, pois achamos bem pega turista) e o mirante do Gunga, que você paga R$ 5,00 para subir.
– Praia de Coruripe
Distante há 50km da Praia do Gunga, essa praia escondidinha ainda não é tão descoberta pelos turistas (o que eu acho ótimo rs). Tivemos a oportunidade de conhecer quando nos hospedamos em uma pousada bem gostosinha a Coco Pontall. A pousada fica em um loteamento bem alto e com uma vista maravilhosa para o mar. Para acessar a praia em frente à pousada, é necessário passar por uma trilhazinha. Mas o mar aqui em frente é bem agitado e não tem estrutura. O interessante é utilizar a pousada como base para fazer passeios na região e dedicar uns 2 diazinhos para desconectar em seus charmosos bangalôs.
O que fizemos em Coruripe:
- Visitamos a Associação das artesãs de Coruripe: onde as mulheres desenvolvem lindos trabalhos artesanais como bolsas, jogo americano, itens decorativos, etc
- Passeio de canoa na Lagoa do Jequiá
Um passeio que a própria pousada organiza junto com o Sr Arí, um pescador local. O passeio dura uma tarde, até o pôr do sol e você vai passando por lugares lindos, pontos para banho e muita prosa com o Sr Arí, que é uma figura..
Para assistir ao vídeo desse passeio, clica aqui.
- Passeio na Foz do Rio São Francisco
Outro lugar que prova que Alagoas é muito mais que praia. Um dos passeios mais lindos que já fizemos no Brasil. Para chegar até lá você tem que ir de carro até o município de Piaçabuçu, que fica há 50km de Coruripe. De lá, você vai até à agência, de onde sairão os carros 4×4 que vão te levar para o passeio, que dura uma tarde inteira. O trajeto passa por fazendas de coqueiros, pelos lençóis Alagoanos (pequenas lagoas em meio à dunas) e finaliza com um passeio de barco pelo Rio São Francisco (Velho Chico). É muitoo lindo!
Fizemos com a agência @faroldafoz a adoramos!
Para assistir o vídeo desse passeio, clica aqui
Sem mais delongas, vou resumir para vocês o roteiro ideal de 8 noites para sua viagem à Maceió + Litoral Sul de Alagoas:
Dias 1 e 2: Chegue por Maceió, já com carro alugado, e fique 2 noites para conhecer as praias de Ponta Verde e Pajuçara. Indicação de Beach Club: Lopana
Dias 3,4 e 5: No terceiro dia, faça check-out no hotel de Maceió e passe pela Praia do Francês (para conhecer) e siga para hospedar no maravilhoso Gungaporanga Hotel, que fica na praia da Barra de São Miguel. Aqui reserve 3 noites (2 dias inteiros).
No primeiro dia vá ao Mirante do Gunga e passe pela praia (para dar check) e depois passe a tarde no Praêro Beach Club, onde o hotel disponibiliza acesso livre.
No segundo dia, dedique para curtir as excelentes instalações do Gungaporanga Hotel.
Dias 6, 7 e 8: Depois siga para Coruripe e reserve + 3 noites na Pousada Coco Pontall
Na primeira manhã você vai curtir a pousada e à tarde fazer o passeio na Lagoa do Jequiá
Na segunda manhã, você vai curtir a pousada e à tarde fazer o passeio na Foz do Rio São Francisco
– Seu vôo de volta, pode ser tanto por Maceió, quanto por Aracaju (caso queira estender a viagem para o Sergipe).
// Litoral Norte de Allagoas
Ahhh o litoral Norte… foi em 2018 que conhecí meu lugar preferido no Brasil: a Praia do Patacho, e desde então, Alagoas se tornou meu estado favorito no Nordeste. O fim de tarde por aqui é mágico: dezenas de jangadas estacionadas no mar, envolvidas pelo pôr do sol. É muito pitoresco e MARAVILHOSO!!!
Esse trecho de Alagoas também é chamado de Costa dos Corais, por causa da extensão de arrecifes de corais na região. Aqui você vai encontrar as praias mais lindas Alagoas, um mar azul turquesa e excelentes pousadas.
Na minha primeira viagem para Alagoas, conhecí muitas praias nesse litoral (apenas passando algumas horinhas, sem hospedar)
Partindo de Maceió, essa é a ordem das praias: Ipioca, Paripueira, Carro Quebrado, Barra de Camaragibe, Praia do Marceneiro, São Miguel dos Milagres, Praia de Lages, Praia do Patacho, Japaratinga, Maragogi e Praia de Antunes (ufa, o Litoral Norte é maior).
Algumas dessas praias eu apenas “passei” e outras já me hospedei e vou detalhar aqui para vocês.
Praias que eu apenas “passei”, não me hospedei:
Ipioca, Paripueira, Carro Quebrado, Barra de Camaragibe, Praia do Marceneiro, Praia de Lages e Praia de Antunes.
Praias que eu já me hospedei:
– São Miguel dos Milagres
A praia mais famosa do litoral norte de Alagoas, especialmente por acontecer um dos réveillons mais conhecidos do Brasil, o Reveillon dos Milagres.
Estive aqui a primeira vez em 2016 e me apaixonei. Na época ainda não era um destino tão turístico, então era uma praia mais calma. Hoje o contexto já mudou bastante rs.
– Praia do Patacho
Meu lugar de praia no Brasil. Já me hospedei aqui por 3x e é incrível a minha conexão com esse lugar. A praia é coladinha em Milagres, mas ainda é mais vazia. Aqui não tem tantas barracas de praia para passar o dia (como Milagres), então escolher uma boa hospedagem vai fazer toda a diferença.
Dicas de hospedagens entre o trecho Milagres / Patacho:
– Pousada Vila do Patacho
Como eu sempre digo, aqui “eu me sinto em casa”. Uma pequena pousada gerenciada pelos próprios proprietários (Verônica e Guilherme), com apenas 7 chalés e um enorme jardim à beira mar. A paz dessa pousada é algo inexplicável.
– Pousada Villa Pantai (Praia de Milagres)
Ela faz parte do grupo Pantai, que também tem hospedagens em Japaratinga, Maragogi e em Atins, nos Lençóis Maranhenses. Foi uma das primeiras pousadas em Milagres e possui suítes convencionais ou bangalôs com piscina privativa e hidromassagem.
– Casa Maçunim (Praia do Patacho)
Se você busca uma casa para passar férias com a família com padrão de hotel 5 estrelas, aqui é o lugar perfeito. Estive com minha família em outubro/24 e foi uma viagem muito especial.
Fiz uma matéria exclusiva da casa, clica aqui para ler.
Outras hospedagens bem famosas nesse trecho (mas nunca me hospedei, ok?)
– Pedras do Patacho
– Reserva do Patacho
– Casa Brasileira
– Pousada do Toque
– Paru Boutique Hotel
– Pousada Xuê
Restaurantes no trecho Milagres/Patacho:
A maioria das pousadas possuem seus próprios restaurantes, com alta gastronomia. Mas você pode conhecer outros restaurantes na região. Esses são os que fui e recomendo:
– Patrícia Bistrô
Localizado na praia de Milagres, é um bistrô super charmoso e com excelentes pratos.
– No Quintal
Como o próprio nome diz, o restaurante fica no quintal da casa dos proprietários. Uma forma bem intimista em receber.
– Restaurante Tô no Patacho
Um restaurante de um chef local que elabora todos os pratos com diversas receitas da sua mãe.
// Japaratinga
Da praia do Patacho para Japaratinga você pode ir pelo trecho terrestre (que é bem longo) ou pegar uma balsa (o carro atravessa também). Um sistema ainda um pouco precário para a região. A travessia é tãooo curtinha (não dá 3 minutos), que eu sempre me pergunto: “pq até hoje não fizeram uma ponte aqui…?”
Polêmicas à parte…rs, vamos para a melhor parte: logística e praia =)
Japaratinga é estrategicamente bem localizada, para quem quiser chegar por Recife (133KM) ou por Maceió (119km). Portanto você pode pesquisar a passagem por ambos aeroportos.
Dicas de hospedagens:
Villa de Taipa Exclusive Hotel:
Do mesmo grupo da Villa Pantai de Milagres. A pousada fica praticamente pé na areia (só atravessar uma ruazinha), possui estrutura e serviço de praia e tem uma piscina com borda infinita lindinha.
Pousada Kuarasy:
Uma das mais novas hospedagens de Japaratinga e a perfeita tradução de PÉ NA AREIA. Sua piscina fica literalmente na areia da praia e nosso bangalô era coladinho na piscina, então dormíamos a acordávamos com o barulho do mar (tem trem mió que isso? Rsrs)
Estando hospedado na Kuarasy, aproveite para fazer um passeio de barco no Rio Manguaba, que é maravilhoso, dura a tarde toda até o pôr do sol. Fizemos com o @mijangadeiro. Para contratar, é só chamar pelo instagram.
// Maragogi
Alagoas ganhou tanto destaque por causa de Maragogi, o chamado “Caribe Brasileiro” e um dos destinos mais desejados no Nordeste. As piscinas naturais de Maragogi é a maior expectativa para quem vem aqui. De fato, a cor da água é muito azul, bem estilo Caribe, só que é importante ir com expectativas alinhadas para não se decepcionar. Rs
Devido à sua fama, Maragogi hoje é muito explorada turisticamente e se tornou um lugar muito cheio (muito mesmooo). Saiba que você terá que disputar um lugar no mar para ver as diversas espécies de peixinhos.
Além disso, o centrinho não é charmoso e não tem tantas opções de restaurantes legais para jantar ou até mesmo passar o dia.
Se quiser hospedar por aqui, recomendo que escolham uma das duas hospedagens abaixo (são do mesmo grupo), que ficam na praia de Antunes, um pouco afastada do burburinho central de Maragogi:
– Pousada Anttunina
– Pousada Camurim Grande
Para resort all inclusive, o mais famoso e com melhor estrutura é o Salinas Maragogi All Inclusive Resort
Roteiro sugerido para o Litoral Norte de Alagoas:
Fique aqui o máximo de dias que conseguir =) Você pode dividir sua estadia entre a Praia do Patacho, Japaratinga e Antunes, ficando 2/3 noites em cada. Mas saiba que você vai querer voltar muitas vezes, até para ficar apenas um fds em uma única pousada. Te Juro!!!
E aí, gostaram do conteúdo?
Clica aqui para acessar outros posts de Alagoas.
Se o post foi útil e te ajudou no planejamento, ficarei muito grata se você fazer suas reservas em nossas empresas parceiras.
Você não paga nada a mais por isso e é uma forma que encontramos para monetizar o site e continuar oferecendo conteúdo gratuito de qualidade.
São empresas que confio e que eu mesma utilizo em todas as minhas viagens.
Muuuito obrigada!!!
Reserva de Hotéis:
Seguro Viagem:
Aluguel de Carro:
Chip de Viagem:
Siga-me no instagram e acompanhe as viagens em tempo real: @masantanaoficial